Plataforma Acácia

Genealogia Acadêmica do Brasil

Acadêmicos: 1.891.811

Relações: 2.430.161

Pesquise mestres e doutores atuantes no Brasil

A Plataforma

A Plataforma Acácia, idealizada em 2016 e lançada oficialmente em abril de 2018, utiliza um algoritmo descrito em DAMACENO et al. (2017) para gerar o grafo acadêmico. Uma análise quantitativa detalhada sobre a genealogia acadêmica brasileira está disponível em DAMACENO et al. (2019). A versão atual, lançada em 21 de maio de 2025, inclui orientações e coorientações formais concluídas nos níveis de mestrado e doutorado, além de supervisões de pós-doutorado.

Todas as relações de orientação e coorientação são atualizadas anualmente com base nos dados registrados nos currículos Lattes. Essa atualização ocorre uma vez por ano. Atualmente, não é possível adicionar ou remover relações de orientação ou coorientação diretamente pela plataforma. No entanto, funcionalidades para edição e correção de dados estão em desenvolvimento e serão disponibilizadas em breve. Os dados utilizados na plataforma referem-se a fevereiro de 2025, com exceção dos currículos que não foram atualizados por seus proprietários.

O Termo "Acácia"

Árvove Acácia

O termo Acácia é uma inspiração da árvore Acácia, uma espécie nativa do sudeste Australiano. O formato da copa desta espécie assemelha-se com os grafos de genealogia acadêmica identificados no contexto brasileiro, ou seja, são compactos em termos de altura, indicando que no Brasil a Ciência é jovem (possui poucas gerações de doutores e mestres), mas largos, em termos de comprimento.