Plataforma Acácia

Genealogia Acadêmica do Brasil

Acadêmicos: 1.463.190

Relações de orientação: 1.633.248

Pesquise mestres e doutores atuantes no Brasil

A Plataforma

A Plataforma Acácia, idealizada em 2016, teve seu lançamento realizado em Abril de 2018. Uma descrição do algoritmo desenvolvido e utilizado para gerar o grafo da plataforma pode ser encontrada em DAMACENO et al. (2017). Uma análise quantitativa acerca da genealogia acadêmica brasileira está disponível em DAMACENO et al. (2019). Na plataforma somente são consideradas orientações formais concluídas nos níveis de mestrado e doutorado. Supervisões de pós-doutorado também são consideradas.

A Plataforma Acácia está ainda em desenvolvimento. Todas as relações de orientação serão atualizadas a partir de uma nova coleta de dados registrados nos CVs Lattes. Dessa forma, não é possível através desta plataforma inserir ou eliminar relações de orientação. Atualmente, os dados utilizados na plataforma datam de Março de 2022.

O Termo "Acácia"

Árvove Acácia

O termo Acácia é uma inspiração da árvore Acácia, uma espécie nativa do sudeste Australiano. O formato da copa desta espécie assemelha-se com os grafos de genealogia acadêmica identificados no contexto brasileiro, ou seja, são compactos em termos de altura, indicando que no Brasil a Ciência é jovem (possui poucas gerações de doutores e mestres), mas largos, em termos de comprimento.