Plataforma Acácia

Genealogia Acadêmica do Brasil

Acadêmicos: 1.111.544

Relações de orientação: 1.208.398

Pesquise mestres e doutores atuantes no Brasil

A Plataforma

A Plataforma Acácia foi concebida ao longo de 2017 e seu lançamento foi realizado em Abril de 2018. Uma descrição do algoritmo desenvolvido e utilizado para gerar o grafo utilizado na plataforma pode ser encontrada em DAMACENO (2017). Adotamos o conceito proposto por SUGIMOTO (2014), que define genealogia acadêmica como "o estudo da herança intelectual perpetuada por meio das relações formais de orientação acadêmica". Dessa forma, na plataforma, somente são consideradas orientações formais concluídas nos níveis de mestrado e doutorado.

A Plataforma Acácia está ainda em desenvolvimento. Todas as relações de orientação serão atualizadas a partir de uma nova coleta de dados registrados nos CVs Lattes. Dessa forma, não é possível através desta plataforma inserir ou eliminar relações de orientação. Atualmente, os dados utilizados na plataforma datam de Novembro de 2017.

O Termo "Acácia"

Árvove Acácia

O termo Acácia é uma inspiração da árvore Acácia, uma espécie nativa do sudeste Australiano. O formato da copa desta espécie assemelha-se com os grafos de genealogia acadêmica identificados no contexto brasileiro, ou seja, são compactos em termos de altura, indicando que no Brasil a Ciência é jovem (possui poucas gerações de doutores e mestres), mas largos, em termos de comprimento.