Plataforma Acácia

Genealogia Acadêmica do Brasil

Acadêmicos: 1.463.190

Relações de orientação: 1.633.248

Pesquise mestres e doutores atuantes no Brasil

Perguntas Frequentes

Análise de áreas

A aba "Análise de Áreas" reúne informações agrupadas pela primeira grande área do conhecimento (e primeira área do conhecimento) registradas pelos acadêmicos na Plataforma Lattes. Os dados estão ordenados pelos valores decrescentes de uma das seis métricas disponíveis para seleção. O desempate é realizado pela sequência "descendência", "índice genealógico", "fecundidade", "fertilidade", "gerações", "relações" e "primos". Caso todas empatem, o ordenamento é feito pelo nome completo dos acadêmicos.

Área

Primeira Área do conhecimento registrada pelo acadêmico na Plataforma Lattes.

Citar a Plataforma Acácia

Caso utilize os dados da Plataforma Acácia, por favor, considere citar um dos seguintes trabalhos:

Contato

Em caso de dúvidas, sugestões e/ou críticas, por favor, entre em contato conosco por meio do e-mail: contato@plataforma-acacia.org.

Dados

Os dados da Plataforma Acácia estão disponíveis no repositório Mendeley Data.

A Plataforma Acácia apresenta dados pesquisados na Plataforma Lattes, base de dados de acesso aberto mantida pelo CNPq. Se seu nome constar na Plataforma Acácia e você deseja que seja retirado, escreva para contato@plataforma-acacia.org .

Descendência

Número total de descendentes, em todas as gerações, que um acadêmico possui. Considera filhos, netos, bisnetos, trinetos, e assim por diante.

Fecundidade

Número de descendentes que um acadêmico orientou no decorrer de sua carreira. Considera apenas orientações realizadas diretamente (filhos acadêmicos).

Fertilidade

Número de descendentes que um acadêmico orientou que orientaram cada um, no mínimo, um descendente direto. É o número de alunos orientados que já são orientadores.

Gerações

Número que indica a máxima posição hierárquica de um acadêmico em relação ao seu parentesco (filhos, netos, bisnetos e assim por diante). O acadêmico mais novo está na geração 0 (folha do grafo); os pais de acadêmicos da geração 0 estão na geração 1, e assim por diante.

Grande área

Primeira grande área do conhecimento registrada pelo acadêmico na Plataforma Lattes.

Índice genealógico

O ı́ndice genealógico g de um acadêmico é o maior número g de descendentes (diretos) que, por sua vez, possuem, no mı́nimo, g descendentes (diretos) cada.

Instituição

Local de atuação do acadêmico.

Primos

Número de acadêmicos que foram orientados por pais diferentes que possuem o(s) mesmo(s) pai(s).

Relações

Número de relações na descendência de um acadêmico. Reflete o número de arestas que existem ao longo da descendência do acadêmico analisado.

Tipos de orientação

Os dados disponibilizados atualmente consideram apenas orientações concluídas nos níveis de Mestrado e Doutorado. Também são consideradas supervisões de Pós-Doutorado. Não estão representadas as relações de coorientação.